Switch to standard view 
  Sybase logo
 
 
 



 

Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Desafio do cliente: Aumentar a arrecadação e promover a justiça fiscal, munindo os profissionais com informações precisas e rápidas capazes de coibir a sonegação de forma pró-ativa
Solução: Sybase Adaptive Server IQ
Resultados: Velocidade no tempo de respostas às consultas e análises. Primeiro cruzamento de dados apontou inconsistência na ordem de R$ 300 milhões
Segmento de atuação: Governo

Para aumentar a arrecadação, a Sefaz escolheu o Sybase IQ e ampliou a inteligência na aplicação de tecnologia.

Informações e tecnologia são as palavras-chaves do Projeto de Datawarehouse (DW), da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ). Em vez de aumentar os impostos para aumentar a arrecadação, a estratégia da instituição foi munir os fiscais de ferramentas que permitissem conhecer o padrão de comportamento dos contribuintes e, assim, passar a coibir a sonegação de forma pró-ativa. Baseado na solução de Business Intelligence da Sybase, o Sybase Adaptive Server IQ, o projeto monitorou e selecionou o histórico dos contribuintes com agilidade e integração entre as diversas áreas de governo, o que gerou excelentes resultados. “Só na fase piloto do projeto, a arrecadação de ICMS aumentou em R$ 17 milhões”, observa o gerente do Projeto DW e Fiscal da Secretaria da Fazenda, Edson Gustavo de Souza. Iniciativa já foi reconhecida no Brasil e no exterior com diversos prêmios

Atuando como um dos módulos do Siat (Sistema Integrado da Administração Tributária), o DW já conta com uma base corporativa que inclui o cadastro de informações econômicas, fiscais e de arrecadação de mais de 800 mil empresas e de 13 milhões de veículos (IPVA) – o equivalente a 650 Gigabytes de dados – armazenados no Adaptive Server IQ da Sybase. “A solução da Sybase proporcionou uma grande economia em disco devido a sua alta capacidade de compressão de dados”, afirma Souza. “Além disso, a velocidade no tempo de Para aumentar a arrecadação, a Sefaz escolheu o Sybase IQ e ampliou a inteligência na aplicação de tecnologia. resposta às consultas e análises garantiu a agilidade na apuração das informações que buscávamos”.

O Adaptive Server IQ destaca-se no mercado como um banco de dados relacional de alta performance, projetado especificamente para atender às necessidades de Business Intelligence e a uma nova geração de requisitos de escalabilidade para Datawarehouse concebido para o ambiente Web. Graças à solução Sybase, aliada à ferramenta de visualização de dados da Business Objects, a Secretaria da Fazenda pode, hoje, realizar o cruzamento de dados das empresas dentro do novo conceito da fiscalização por setores e apurar uma série de inconsistências entre elas. “O sucesso do nosso projeto está diretamente ligado à escolha do Sybase IQ. A rapidez e poder desse banco de dados fizeram toda a diferença. Cruzando os dados de apenas 70 empresas apurouse uma inconsistência de 300 milhões de reais”, revela Souza.

Tecnologia garante um ambiente de análise confiável

“Antes, o fiscal tinha necessidade de ir a campo munido de informação da melhor qualidade, mas não tinha como obtêla no formato em que esta se encontrava no sistema”, conta Souza. O sistema era composto de várias bases operacionais, em ambiente mainframe e através dele era mais difícil monitorar os contribuintes. Os relatórios gerados eram individuais, empresa por empresa, sem possibilidade de cruzamento e análise de dados. “O fiscal não trabalhava com tecnologia e sim in loco, verificando papéis, o que levava a ações mais punitivas que preventivas”, lembra Souza. A mudança de posicionamento só foi possível graças às condições de análise oferecidas aos fiscais. “Hoje, usando as ferramentas de BI, o agente fiscal passou a adotar uma postura pró-ativa para evitar a sonegação, estudando o padrão de comportamento a partir dos dados disponíveis no Datawarehouse. Além disso, com a análise, promovemos a justiça fiscal. Quer dizer que não haverá mais a chance de uma empresa escapar da fiscalização durante anos enquanto outras são sempre penalizadas. Esse tempo acabou”. Souza observa ainda que esta mudança só foi possível com a implantação de um ambiente de análise confiável. “Além de aumentar a arrecadação, o Projeto DW favorece a concorrência leal e promove a transparência nas informações fiscais”.

 
  "Antes da implementação da nova tecnologia, um relatório demorava dois dias para ficar pronto. Hoje, esse mesmo relatório está pronto em questão de segundos, via Web, para todo o Estado"  
Edson Gustavo de Souza gerente do Projeto DW e Fiscal da Secretaria da Fazenda
 

Segundo Souza, o uso da tecnologia faz parte do perfil do novo fiscal e, por isso, o Projeto DW também necessita de constante manutenção na capacitação tecnológica. Gustavo afirma que aqueles que usufruem o novo sistema tornam-se cada vez mais exigentes. “Antes da implementação da nova tecnologia, um relatório demorava dois dias para ficar pronto”, lembra o gerente do projeto. “Hoje, esse mesmo relatório está pronto em questão de segundos, via Web, para todo o Estado”. E nós queremos melhorar ainda mais esse tempo. Outro aspecto relevante do projeto está diretamente ligado à democratização da informação. As análises e consultas chegam rapidamente a todas as bases e delegacias tributárias do estado e, por conseqüência, a todos fiscais de renda.

Projeto é reconhecido mundialmente

O Estado de São Paulo conta hoje com as melhores ferramentas tributárias do Brasil. Os serviços oferecidos ao contribuinte via Internet (abertura, alteração e fechamento de empresas) já receberam diversos prêmios nacionais e internacionais. O mesmo nível de competência e reconhecimento foi alcançado dentro da Secretaria com o DW. Com o projeto, a SEFAZ já ganhou diversos prêmios, entre eles: o VI Prêmio Conip de Excelência em Informática Pública; o Prêmio Excelência em Governo Eletrônico; e o Computerworld Honors Medal of Achievement, na categoria Governo/Organizações sem fins lucrativos. Esse último, de escopo internacional, coloca a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo entre os cases mais importantes do mundo em suas áreas. Além disso, o projeto DW passará a constar de uma biblioteca virtual do Global Academic Council.

Pdf de transferência

Sybase Brasil
Av. Juscelino Kubitscheck,
510 9º andar - CEP 04543-000
Itaim Bibi - São Paulo - SP
PABX: (11) 3046-7388
Fax: (11) 3046-7398
info_brazil@sybase.com
www.sybase.com.br



Back to Top
© Copyright 2010, Sybase Inc.